Corisabbá

Futebol

Partida do Piauiense 2024 levanta suspeita de manipulação

Por Josiel Martins, Renan Morais e Wenner Tito

Agentes da Delegacia Especializada de Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica e Contra as Relações de Consumo (Deccortec) estiveram no último fim de semana no jogo entre Oeirense e Corisabbá em Oeiras, região sudeste do Piauí. Os policiais foram intimar o presidente do clube de Floriano, Anderson Kamar, para iniciar a apuração de uma possível manipulação de resultados nos jogos da equipe no Campeonato Piauiense.

Foto: CorisabbáEmpresa aponta suspeita de manipulação em jogo do Corisabbá
Empresa aponta suspeita de manipulação em jogo do Corisabbá

Presidente do Corisabbá, Anderson Kamar foi intimado minutos antes do jogo contra o Oeirense e deve se apresentar à Deccortec nesta terça-feira, em Teresina, para ser ouvido. O depoimento é apenas para prestar esclarecimentos e o dirigente informou ao GE que irá colaborar com as investigações.

Delegado responsável pela Deccortec, Sebastião Alencar esclareceu que no momento não há um inquérito em curso, mas apenas uma investigação preliminar.

Foto: Divulgação/A.A. CorisabbáPresidente do Corisabbá, Anderson Kamar
Presidente do Corisabbá, Anderson Kamar

- Ele (Kamar) será inquerido e a partir daí vamos decidir ou não se instauramos o procedimento se houver o mínimo de indícios de que haja manipulação nesses jogos. Por enquanto não há inquérito instaurado, apenas uma investigação preliminar – afirmou.

Alerta após jogo contra o Parnahyba

Foto: Walter FonteneleParnahyba x Corisabbá, Campeonato Piauiense 2024
Parnahyba x Corisabbá, Campeonato Piauiense 2024

A Deccortec foi acionada pela Federação de Futebol do Piauí, que foi alertada pela diretoria de competições da CBF. A empresa SportRadar, contratada pela entidade nacional para detectar jogos com suspeitas de manipulação, apontou que houve um volume atípico de apostas no jogo entre Corisabbá e Parnahyba, vencida pelo time do litoral por 3 a 0 no dia 28 de janeiro. A empresa comunicou a CBF, que repassou o alerta à FFP.

Este é o terceiro ano seguido que há suspeita de manipulação de resultados no Campeonato Piauiense. Em 2022, as suspeitas caíram sobre o Flamengo-PI, rebaixado após somar apenas um ponto em 14 jogos. Em 2023, a Deccortec também apurou possível manipulação em jogos do Comercial-PI.

Fonte: Ge Piauí