Corisabbá

Clube

Julgamento sobre escalação irregular de atletas do Corisabbá

Por Redação do ge

A noite desta terça-feira é vital para as pretensões do Corisabbá no Campeonato Piauiense. Ao mesmo tempo que está na zona de rebaixamento e luta para fugir da degola, o time ainda tem chances matemáticas de classificação para as semifinais. No entanto, tudo pode mudar após o julgamento previsto para a noite desta terça-feira, no TJD-PI. Caso o clube seja condenado, além do pagamento de multa, irá perder três pontos por descumprir o regulamento, o que tornaria muito difícil a fuga do Z-2.

O julgamento será realizado pelo TJD-PI em reunião virtual a partir das 19 horas, ao lado de outros processos que estão em pauta. O Corisabbá foi denunciado por suposto descumprimento dos artigos 191 e 214 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva.

Foto: Studio Águia FotografiasCorisabbá x Comercial-PI, Campeonato Piauiense 2023, Uberaba
Corisabbá x Comercial-PI, Campeonato Piauiense 2023, Uberaba

O artigo 191 fala sobre o descumprimento de regulamento geral ou específico de competição, e a pena pode ir de simples advertência a multa de R$ 100 mil, de acordo com o contexto e a gravidade da infração. Já o artigo 214 menciona a inclusão de atleta irregular em uma dada partida, e a pena é de perda do número máximo de pontos atribuídos a uma vitória na competição.

Neste caso, se for condenado, o Corisabbá perderia três pontos e ficaria com apenas 12. A punição, além de tirar qualquer chance de classificação às semifinais, ainda deixa o time em situação complicada em relação ao rebaixamento. Para escapar, o Corisabbá precisaria vencer o River-PI em casa na última rodada e torcer para que o Comercial-PI perca dos dois jogos que ainda tem para disputar, contra o mesmo River-PI e o Parnahyba.

Entenda o Caso

A procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Piauí (TJD-PI) apresentou denúncia contra o Corisabbá por suposta escalação irregular dos jogadores Uberaba e Márcio Adriano quando a equipe enfrentou o Comercial-PI, pela 12ª rodada do Campeonato Piauiense. A denúncia aconteceu após recebimento de ofício da Federação de Futebol do Piauí.

No entendimento da FFP, os dois jogadores deveriam ter cumprido suspensão automática por terem sido expulsos na partida anterior, diante do Fluminense-PI. O clube, no entanto, entendo que, como a partida diante do Vaqueiro faz parte da 9ª rodada, a suspensão automática teria sido cumprida no W.O sobre o Ferroviário-PI, na 10ª rodada.

Esta matéria foi publicada originalmente no portalGe Piauí.

Fonte: ge Piauí