Corisabbá

Futebol

Federação estuda formato para a Série B do Piauiense

Por Arthur Ribeiro e Renan Morais

Foto: Josiel Martins/GloboEsporteCampeonato Piauiense 2019
Campeonato Piauiense 2019

Aos poucos a Série B vai ganhando forma para a sua disputa prevista para setembro deste ano. Depois da reunião para mostrar aos clubes as necessidades iniciais para a competição, Robert Brown, presidente da Federação de Futebol do Piauí, destacou como poderá ser o formato do torneio, que será definido de acordo com a quantidade de clubes. O grupo definitivo de inscritos na divisão de acesso será conhecido no arbitral marcado para o dia 2 de julho, em Teresina.

Prováveis fórmulas de disputa

Com 4 clubes: jogos de ida e volta, com os melhores se classificando para a final.

Com 6 clubes: jogos de ida, com quatro melhores se classificando, fazendo semifinal e final.

- Tudo isso será algo que definiremos no arbitral com os clubes. Porém, temos em mente o modelo de disputa para cada uma das situações. Se tivermos quatro clubes, preferimos que sejam jogos de ida e volta, com os dois melhores se classificando para uma final direta. Com seis clubes, nós reduziremos para apenas jogos de ida, pois, se tivermos equipes do extremo estado, isso facilita a logística. Na fase final, faríamos semifinais com jogos de ida e volta até a final. Vamos aguardar para ver quais os posicionamentos dos clube - destacou Robert Brown.

As inscrições para os clubes estarão abertas a partir do dia 24 de junho e vão se estender até 1º de julho, de acordo com a FFP. No dia seguinte, a reunião com os inscritos vai definir os rumos da competição, como formato, inscritos, tabela, locais dos jogos e logística de viagens.

A Segundona volta a ser realizada depois de dois anos. Em 2017 e 2018, a competição teve que ser cancelada por falta de clubes e laudos técnicos dos estádios. O último título disputado foi ganho pelo 4 de Julho.

Esta matéria foi publicada originalmente no portal Globo Esporte - Piauí.

Fonte: Globo Esporte - Piauí